Search

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CELULITE - COMO SE CLASSIFICA?



Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:
·       

·         1- Fase de modificação internas não visíveis: O entorpecimento do sistema de eliminação de resíduos aumenta no interior do tecido a quantidade de líquido intersticial, chamado EDEMA. Nesta etapa não há repercussão externa e raramente é percebido pela mulher. alguns sintomas, porém são percebidos, como cansaço e dormência.

·         2- Fase exsudativa: Se a congestão não for controlada, comprimirá os capilares, retardando ainda mais a circulação. Para compensar sua incapacidade, a rede venosa se dilata e, portanto suas paredes ficam permeáveis e exsudam, quer dizer, deixam vazar parte de seu conteúdo de soro e elementos de rejeito. Assim o tecido começa a se intoxicar. Aqui também começa o circulo vicioso (celulite causa mais celulite): maior pressão =  maior dilatação venosa = maior permeabilidade = maior perda de elementos sanguíneos = maior acúmulo de liquido = maior pressão.

·         3- Fase de intoxicação: Os resíduos não sendo convenientemente evacuados pela corrente sanguínea de retorno, transformam-se em corpos estranhos que provocam reações químicas defensivas. O tecido subcutâneo, antes flexível, adquire uma consistência viscosa cada vez mais espessa, o que irrita as fibras elásticas, que ao enrijecer-se, se contraem. Cada retração de um feixe de fibras será visível, aos níveis superficiais, como um buraquinho. A multiplicação dessas retrações e seus buraquinhos visíveis é que gera o clássico sinal de "pele casca de laranja".

·         4- Fase de degradação paulatina: Os finos e delicados vasos sanguíneos, sendo puxados, começam a se dobrar e assim, a circulação fica ainda mais prejudicada o que faz aumentar a quantidade de resíduo e o tecido fibroso continua a endurecer até ficar maciço e hermético. Pode chegar o momento em que o tecido comprime e afoga não apenas os vão capilares venosos e arteriais, mas também as fibras nervosas, o que determina a aparição da dor.

Como evitar?

Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:
·         Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
·         O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gosta mais. Caminhas ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
·         Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
·         Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
·         Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
·         Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

Um comentário: