Search

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EMAGRECER COM SAÚDE

Entendendo como se EMAGRECE



Com os anos a era da beleza e bem estar tem se firmado somando-se a isso o avanço da pesquisas na área da saúde e prevenção de doenças, levando os procedimentos estéticos para redução de medidas e gordura localizada ou corporal a um nível muito maior do que estético meramente, mais ao conceito de tratamento preventivo.
                                              
Assim o interesse em entender como acontece o mecanismo de engordar e emagrecer aumentou muito, considerando o fato de que emagrecer é tão difícil, principalmente para as mulheres, mas POR QUE?

O que ocorre na verdade é que realmente somos o que comemos, isso é uma fato altamente repetido, entretanto fatores como: hereditariedade, tipo de atividade que exerce diariamente e metabolismo corporal de cada indivíduo interfere muito nessa regra. Pois, nem todo mundo que come bobagens engorda, não é? Assim cada um tem um organismo que responde de diferentes formas a dietas e a tratamentos para redução de medidas.

No entanto vou explicar o que ocorre com a maioria dos indivíduos.
  1. Normalmente o fato de engordar está ligado a fatores emocionais que geram ansiedade e assim a vontade desenfreada de comer.
  2. Também os horários irregulares da alimentação, que impõe ao corpo uma rotina desequilibrada na absorção dos alimentos ( horários, quantidades e qualidade ...).
  3. Metabolismo lento. Metabolismo resumidamente é a agilidade com que o corpo responde a estímulos.No caso, por exemplo a dieta ou exercício. Ou seja, no metabolismo lento é necessário estímulos constantes para que enfim o corpo passe a queimar a gordura.

Portanto é necessário muita boa vontade e foco no objetivo! O resultado está ligado a isso!

Assim é muito possível perder peso e medida corporal em algumas semanas, mas devo alertar que nem sempre as duas coisas andam juntas. É muito possível que no inicio você perca peso e pouca medida. E o inverso também pode ocorrer. Ou ainda que perca tudo, menos na região que você tanto deseja.
Isso ocorre por um fato muito simples, o corpo entende que o tecido adiposo ( gordura) é reserva de energia, e cada biotipo corporal possui um "reservatório de energia preferido" , assim a os que possuem muito culote, abdome, coxa ou até mesmo braço.
Como trata-se de uma reserva é usado nas emergências, então durante o exercício essa reserva é utilizada por último.


Por isso que a dieta é tão importante, quando você oferta menos (carboidratos) o corpo passa para a fase de queimar gordura mais rapidamente. Sim, o organismo tem ordem para gastar seu suprimentos. Ocorre assim:
  1. carboidratos ( massas e doces que na circulação se encontram em forma de glicose, açúcar)
  2. gorduras 
  3. proteínas ( o corpo só utiliza essa fonte em casos de emergência em que as reservas anteriores não existem mais, são encontradas nos músculos).
Assim minimizando o gasto de carboidratos e gorduras ingeridas o corpo terá que utilizar a reserva de gordura.

Enfim é preciso adaptar o corpo a novos horários, alimentação e rotina de exercícios. Isso no inicio irrita e oferece vigor e bem estar ao mesmo tempo e depois é só colher os benefícios.

Quando se inicia o programa " VOU EMAGRECER", com dieta + exercícios + tratamentos estéticos para gordura localizada, também se inicia um tempo de transição e adaptação. Então ocorrem as seguintes fases resumidamente:

Como seu objetivo é gastar a "gordura excedente" é preciso criar uma situação para que o corpo use o " reservatório de energia" = gordura. Para que isso ocorra é preciso minimizar a oferta de carboidrato, pois como já mencionei o organismo gasta:
  1. carboidratos,
  2. gordura,
  3. proteínas.
Minimizando a oferta de carboidrato você passa para a fase seguinte - gordura- mais rapidamente. No entanto é comum uma irritação, crises de ansiedade e nervosismo, isso ocorre pela alteração nos horários e alteração na quantidade de açúcar ( carboidratos se tornam açúcar no organismo) ingerida.

Quando você passa a gastar gordura, inicia-se uma nova fase de adaptação. 

O organismo sabe o número exato de célula de cada tecido que o compõe, ou seja, o organismo sabe quantas células de gordura ele possuí, podemos chamar esse fato de memória celular. E mesmo estando acima do peso, ele acha que aquela numeração é a correta ! Cabe a você reorganizar essa informação, alterar a mémoria celular.

Portanto no inicio é dificil, pois:
você inicia o gasto de gordura,
o cérebro recebe informação de que o número de células está diminuindo,
então ele diminui o gasto energético, ou seja , tenta fazer com que você faça suas atividades sem gastar muito. Normalmente isso não é possível, porque você está fazendo exercício ou deveria estar. E você continua gastando, que ótimo!
Então...você sente uma fome enlouquecedora !!!! Sim, muita fome! E você pensa mais o que acontece? Estava indo tão bem !
Isso acontece porque você está perdendo gordura e ele quer que você coma para repor e colocar o "estoque em dia".

Se você passar por isso, sem se render !! Então você consegue fazer com que o corpo entenda que PRECISA EMAGRECER. Então o organismo COMEÇA a memorizar o novo número de células de gordura, o novo peso e as novas medidas.

Vale lembrar que o organismo é uma maquina que funciona por repetição, então é preciso que você fique ao menos 3 anos no mesmo peso para que ele registre efetivamente o novo peso e medidas corporais.

Por isso, o efeito sanfona é tão comum. O processo é iniciado, mas não se faz o mecanismo de repetição e manutenção.

No caso da mulheres o processo se complica devido aos hormônios, seja na fase menstrual ou menopausa, pois tendem a alterar a distribuição de gordura no corpo e fazer com que se deposite no abdômen. Os homens também tem a tendência a gordura abdominal, mas os resultados quando se inicia o processo de emagrecimento é mais rápido, pois as oscilações hormonais ocorrem poucas vezes durante a vida, facilitando a resposta ao processo.
 
Vale lembrar que cada organismo responde em um tempo e de formas diferentes, no entanto sempre passam em algum momento pelas fazes citadas. E todos sempre tem uma resposta positiva, melhorando a auto estima, a saúde e o bem estar.

Aguardem ... Receitas para uma dieta saudável, no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário