Search

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CORPO SEM SEGREDOS

Você sabe o que é Biotipo?
O que isso interfere na sua vida?

Pois é, essas são perguntas muito comuns principalmente porque atualmente é fácil encontrar essas frases:

" tudo depende do seu biotipo corporal"
"o resultado muda de acordo com seu biotipo"
"você precisa escolher a roupa de acordo com seu biotipo"
"você precisa escolher o exercício ideal para seu biotipo"

Essas frases são comuns e verdadeiras! Hoje, vou te explicar o que tudo isso significa e te ajudar a descobrir o seu Biotipo.
O que é biotipo?
Biotipo é o tipo físico que uma pessoa tem. De acordo com ele a genética de cada pessoa influencia se ela será um pouco mais cheia ou gorda, se será alta ou baixa, se terá pernas curtas ou compridas, se terá um corpo atlético ou não.
Primeiramente, ter conhecimento do seu biotipo te permite saber como o seu corpo funciona e também qual modalidade de exercício ou tratamento estético que lhe trará mais resultados e benefícios.

Existem vários formas de definir o biotipo, mas vou explicar as três versões mais comuns.

Os Biotipos existentes são:


         (a) Mesomorfo, (b) Endomorfo, (c) Ectomorfo


Endomorfo
São pessoas com formas arredondadas e ossos largos, com acumulo de gordura principalmente no abdome, possuem braços e pernas curtos. Com metabolismo lento, ganham peso facilmente e perdem com dificuldade. Exercícios aeróbicos auxiliam a aumentar o funcionamento metabólico e também a perder peso e gordura, também é indicado musculação para perder gordura e ganhar massa muscular. Na prática é importante intercalar as duas modalidade de exercícios.
Nos tratamentos estéticos esse biotipo precisa de tratamentos que aumentem o funcionamento do metabolismo, normalmente baseados em calor como manta térmica, correntes russa e diadinâmica e outros, drenagem linfática, modeladora (após a redução de peso) são indicados. Esse biotipo deve seguir a reeducação alimentar rigorosamente.

Mesomorfo
Esse biotipo é ideal aos padrões estéticos atuais, possuem ossos longos, tórax largo, baixo nível de gordura corporal, musculatura predominante e bem desenvolvida. O metabolismo funciona normalmente.
Para esse tipo corporal uma dieta alimentar equilibrada, musculação e tratamentos estéticos de manutenção como a: modeladora e drenagem linfática são suficientes.

 Ectomorfo
Possuem ombros largos e caídos, tórax pequeno, ossos largos, finos e salientes, músculos delgados, baixo percentual de gordura corporal. São magros e longilíneos (altos). Esse biotipo tem o metabolismo muito rápido e por essa razão tem dificuldade em ganhar peso e massa muscular.
Com um trabalho de musculação e dieta adequada pode desenvolver a musculatura, melhorar a postura e consciência corporal (que é alterada devido a altura), os resultados podem deixar muitos surpresos.

Misto
São os biotipos que não se encaixam totalmente nos biotipos acima, possuem características de vários. Mas sempre a um predominante.

Esteticamente os biotipos são:


         Androide / Maçã ou Ginóide / Pêra

Andróide ou Maçã

Tem quadris estreitos e gordura concentrado na parte superior do corpo, na região do tórax e abdome.O contorno corporal tem a forma de cone.

Atlético
Tipo forte e musculoso, com medidas proporcionais entre tronco e quadris, curva marcada na região da cintura. Pouca gordura, distribuída com equilíbrio.O contorno corporal tem a forma de ampulheta. 

Leptossômico

Tipo magro, com tendência a flacidez. Apresentando pouca cintura e quadris estreitos. O contorno corporal tem a forma de régua. 

Ginóide ou Pera

Tem por característica quadris largos e cintura fina, com acúmulo de gordura na região fêmuro-glútea.O contorno corporal tem a forma de violão ou colher. 

Pícnico

Apresenta gordura ao longo do corpo, e possui pernas e braços finos. Seu contorno corporal tem a forma de uma quadrado. 
Ou ainda, é possível definir como:




Retângulo
Quadris, cintura e ombros têm praticamente as mesmas medidas.

Oval
A largura da cintura é maior que a dos ombros e quadris.

Ampulheta
Ombros e quadris têm a mesma medida e a cintura é mais fina, as curvas são suaves e harmônicas.

Pêra ou triângulo
Ombros e cintura mais estreitos que os quadris. Este é o biotipo mais comuns entre as mulheres brasileiras.

Triangulo invertido
Ombros têm medida maior que a cintura e o quadril.

Agora que você já sabe do o seu biotipo, é importante lembrar que eles são definidos geneticamente e por alterações hormonais. Assim as regiões de acúmulo de tecido adiposo (gordura) é natural naquela região, os tratamentos estéticos e exercícios auxiliam a regular e reduzir a quantidade acumulada, no entanto não podem mudar o formato natural do seu corpo.

Para descobrir qual o seu biótipo predominante você deve identificar as características que mais condizem com sua estrutura e pontuá-las. Veja o meu exemplo:
Ectomorfo: 2 pontos
• tenho uma estrutura óssea leve (1 ponto)
• articulações pequenas (1 ponto)
Mesoformo: 2 pontos
• boa postura (1 ponto)
• facilidade para ganhar músculos (1 ponto)
Endomorfo: 1 ponto
• metabolismo lento (1 ponto)
E agora? Deu empate. No entanto, conforme minhas características físicas, posso dizer que sou predominantemente mesoformo com um pouco de ectoformo, pois estou longe de ser alta e magra, né? :)
Agora faça isso para você. Leia novamente as principais características de cada tipo e faça a sua pontuação!
Para ajudar e você saber se possui a estruturas ósseas largas, médias ou mais finas (leve), coloco abaixo uma maneira fácil de avaliar.
Basta você passar os dedos polegar e médio em volta do punho, como na foto a seguir:

1- Se você sobrepõe os dedos é porque sua estrutura óssea é mais fina.
2- Se os dedos só se unem é porque é média.
3- Se eles nem conseguem se unir é porque é larga.

E para que isto serve?
Bom, agora que você já sabe o seu biótipo principal ou a fusão deles, vai poder realizar exercícios adequados para alcançar o seu objetivo. Devemos compreender as características do nosso corpo e como ele responde a determinados estímulos para ter êxito no treinamento.
Por exemplo, se você é predominantemente endormorfo não adianta só realizar exercícios anaeróbicos, como a musculação, para perder peso. Com certeza vai aprender a amar uma corridinha, dançar, andar de bike ou ainda tantas outras atividades prazerosas para queimar as gordurinhas extras. Em torno de 50% de aeróbicos e 50% de anaeróbicos.
Se és predominantemente mesoformo e amas correr, tudo bem, mas vá com cuidado para não exagerar nos aeróbicos e emagrecer demais. O ideal para este tipo é apostar nos exercícios anaeróbicos, totalizando mais ou menos 60% a 70% e os 30% a 40% restantes de aeróbicos, variando conforme o seu gosto.
E se o seu biótipo é ectomorfo o ideal é que seu programa seja montado com aproximadamente 80% de exercícios anaeróbicos e 20% de exercícios aeróbicos.
Lembrando que a alimentação é muito importante em cada um destes casos, porém isto é assunto para outro post.
Encare sua realidade. Como já falei, devemos nos aceitar e nos exercitar da melhor forma possível para cada biótipo. Não utilize seu tipo físico como desculpa para falta de sucesso. Ele deve servir como um parâmetro para a elaboração de sua meta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário